Salve! Salve! Galera.

Vamos falar de WordPress, mas para podemos falar sobre essa ferramenta que é uma das mais utilizadas no segmento de desenvolvimento de sites, vamos explicar primeiro o que é e como funciona.

O que é WordPress?

O WordPress ou WP para os íntimos, chegou ao mercado em 2003, é um software de código aberto elaborado para criar e gerenciar sites, blogs ou aplicativos, chamado de CMS. Ganhou força por ser prático e fácil de usar, não precisa ser expert em programação para manusear e entender a ferramenta, sua interface intuitiva permite a inserção de imagens, temas, cores, textos, vídeos sem maiores dificuldades, tudo de forma simples contribuindo para a redução do tempo gasto em uma programação mais complexa.

Segundo site da WordPress Brasil, “29% da internet usa WordPress, de blogs amadores até os maiores sites de notícias”. Empresas como a Sony/PlayStation, Samsung, Yahoo e Forbes a utilizam.

 

cms-wordpress

Entendendo melhor que é CMS e para que serve

Sigla muito utilizada por desenvolvedores de websites e portais na internet, o CMS  (Content Management System – Sistema de gerenciamento de conteúdo) serve para facilitar o desenvolvimento de blogs, websites e até sistemas, contém alguns hooks que auxiliam no desenvolvimento do produto final, há outros modelos de plataformas como Joomla, Magento, mas o WP possui recursos com infinitas possibilidades que, sem dúvida, é o mais conhecido e utilizado.

O que são hooks e para que servem?

Hook significa gancho, segundo a WP em tradução livre: “Os ganchos são fornecidos pelo WordPress para permitir a inserção de um plug-in na plataforma do WordPress, ou seja, para chamar funções em seu plug-in em momentos específicos, e assim configurá-lo em movimento.” Com o uso desses hooks conseguimos desenvolver trabalhos em prazos rápidos, dependendo do que tenha que ser desenvolvido.

Um pouco mais sobre o WordPress

O WordPress assim como já falamos anteriormente é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento de sites, com uma maneira fácil de editar textos, inserir imagens, temas e conteúdo, facilitando o manuseio por qualquer pessoa mesmo sem muito conhecimento em programação, essa é a chave do sucesso da plataforma. Ele também possui um grande potencial dentro dos buscadores como o Google, além de ser uma ferramenta gratuita e open source (código aberto), ou seja, sempre há inovações e atualizações para ajudar no desenvolvimento e também melhorar a navegação do usuário pelo site.

Além disso, no quesito segurança o WP possui diversos plug-ins e uma comunidade que trabalha arduamente para auxiliar a manter seu banco de dados bem seguro.

Estrutura de layout em WordPress
O WP também se torna muito útil na hora de desenvolver o layout, pois é uma plataforma totalmente customizável, já que podemos considerar o layout uma das partes mais importantes de um site. A interação do usuário com o conteúdo é definida pela aparência e disposição dos elementos, possibilitando ajudar no sucesso do seu site. Se você deseja ter um produto de qualidade é inevitável um bom layout com uma boa aparência, dinâmica e fluidez. Quando pensamos em web não podemos deixar que o usuário tenha uma experiência ruim. Não adianta ter um material excepcional se o visitante tiver alguma dificuldade ou até se ele não tiver uma motivação para uma boa navegação no site.

Nele também é possível fazer a integração com redes sociais, inserir vídeos, fotos, calendários e eventos gratuitamente e muito mais.

Devido a essas vantagens vimos o porquê o WordPress está em primeiro lugar de CMS mais usado, é um open source, há uma manutenção rápida e fácil de achar e das pessoas lhe darem suporte, ou seja, querendo ou não ele é uma das melhores opções que você poderá usar para o desenvolvimento de sites.

A Agência Unius utiliza o WordPress e possui uma equipe especializada com todo o conhecimento e expertise necessária para o desenvolvimento de qualquer projeto que a sua empresa precise utilizando o WP. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

 

Artigo escrito por:

Felipe Lenin Programador Front-end

Felipe Lenin 

“Sou programador web front-end há 4 anos, gamer e sempre curto novas tecnologias”.

(http://felipelenin.com.br)