Este formato de imagem tem uma relação delicada com a internet, foi muito usada no final dos anos 80 e durante a década de 90, mas perdeu forças no início dos anos 2000. Alguns anos mais tarde a cultura dos GIFs está de volta, ela foi retomada principalmente por blogs de humor e agora está dominando as redes sociais.

GIF é a abreviação da frase inglesa Graphics Interchange Format, que em português significa formato de intercâmbio de gráficos, a palavra foi concebida pelo dicionário de Oxford que a escolheu como a palavra do ano em 2012.

A empresa CompuServe criou o GIF para disponibilizar um formato de imagens, agora com cores, que entrou para substituir o RLE que era apenas em preto e branco. Os sites até o momento tinham imagens animadas, com musiquinhas MID, mas não existia um código de conduta para ser seguido.

gif-animado-18

O que é o GIF?

O diferencial do GIF em relação aos outros formatos existentes é que ele possibilita a criação de animações e pequenos clipes que são salvos como imagens ou vídeos mais leves, isso aumenta a sua facilidade de ser visualizado e repassado.

O GIF é um tipo de imagem que se caracteriza por intercalamento, ele armazena linhas de desenhos fora de ordem o que possibilita que o usuário reconheça a imagem antes que ela carregue por completo, podendo assim verificar se o conteúdo lhe interessa, caso não, ele apenas cancela o carregamento.

120430

 

A volta do GIF

O GIF está de volta com tudo na web e mídias sociais, atualmente o acesso à internet é muito mais rápido e eficiente do que no passado, também existe uma tendência de descompressão de repassá-los com a mesma qualidade com que foram criados.

Além disso, as brincadeiras na internet, os espaços das redes sociais e a falta de emojis/emoticons para comunicas expressões e sentimentos também ajudaram na volta do GIF. Com o principal auxílio, nas redes sociais vindo do Tumbler, blogs e do Facebook o GIF ganhou popularidade novamente, por conta disso foram criados sites que auxiliam na sua criação, mas também é possível criá-los pelo Photoshop.

Os GIFs Cinemagraphis então com tudo e influenciaram muito na sua volta. Quando o GIF animado surgiu, ele não tinha uma bcom o desejo de que seja possível oa qualidade, mas tinha a interatividade de uma parte da imagem se mexer, agora com a volta dos GIFs, a onda são os Cinemagraphis, eles têm o mesmo fundamento dos animados, mas com a diferença de que a resolução da imagem é de ótima qualidade.

giphy

 

Como usa-lo em seu negócio?

Com as informações acima percebemos que é preciso investir no GIF para modernizar a sua comunicação tanto na web como nas redes sociais, eles já são 72,4% dos posts, junto com imagens. Segundo o próprio Facebook, em sua página voltada para empreendedores, vídeos curtos tem uma média maior de visualizações completas maiores que de vídeos longos.

Vamos listar alguns dos motivos do porque é interessante você usar o GIF, para sua empresa.

  • Pessoas lembram apenas de 20% do que elas leem, o que torna o GIF atrativo para ter uma comunicação mais direta;
  • Imagens em movimento são mais eficientes que as estáticas e o GIF é mais barato que um vídeo;
  • Reflete a linguagem usada na internet;
  • Podem ser vistos facilmente pelo celular e web mesmo utilizando os dados móveis da operadora;
  • O impulso de compartilhar um GIF é instantâneo;
  • Os GIFs são aceitos em todas as redes sociais, mesmo que o comportamento para cada uma delas seja diferente;
  • Constrói relacionamento com o cliente através do contexto contado;
  • Deixa as promoções mais interessantes, pois ficam mais diretas;
  • Expressam sentimentos de forma rápida e direta;
  • É possível criar seus próprios GIFs ou usar aqueles que já estão na rede, existem muitas opções para escolher;

A média de segundos em um vídeo, para que as pessoas os assistam por completo, deve ser de 15 segundos. É interessante você usar o GIF para impulsionar a sua página do Facebook, para isso você deve seguir as dicas abaixo:

  • Utilize imagens e animações, com rotações sutis e menos de 20% em texto;
  • O link deve sempre terminar com .gif e ser menor que 8MB;
  • Não é recomendado que use GIFs que pisquem muito ou muito glamorosos, já que a sua leitura é dificultada;

A UNIUS tem a expertise necessária para alavancar a sua empresa nas redes sociais e para interagir com seus clientes de forma instantânea e direta. Venha nos conhecer, nós mostramos como aumentar o engajamento da sua empresa nas redes sociais! Temos um cafezinho quentinho te esperando!

tumblr_m3zg9enqcq1roh7mb