O que parecia roteiro de algum filme futurista de ficção científica, hoje faz parte da nossa rotina, o mundo cabendo na palma de nossas mãos. O smartphone já não é nenhuma novidade e promete manter-se em alta por muito tempo ainda. Em pesquisa realizada pela FGV foi revelado que as vendas de aparelhos cresceram 9,1% no primeiro trimestre de 2017 em relação ao mesmo período no ano anterior, além da previsão de que até o fim do ano, haja um Smartphone por habitante no Brasil. Estes dados mostram que trazer esta área para o Marketing Digital para empresas é fundamental.

A pesquisa foi divulgada em abril deste ano e faz parte da 28ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, onde foram comparados dados atuais juntos aos do ano passado. No momento da divulgação do estudo, havia cerca de 198 milhões de aparelhos em uso, o que consistia em 17% a mais do que em 2016. A estimativa para o fim de 2017 é de 208 milhões. Não faltam motivos para entender o que é Mobile Marketing.

vetor celulares marketing mobile

 

O que é Mobile Marketing?

Também conhecido como M-Marketing, o Mobile Marketing consiste num conjunto de ações e estratégias realizadas através de aparelhos de celulares, tablets e outros dispositivos Mobile. Estar online já não significa mais ficar em frente de um computador, hoje estamos conectados praticamente o tempo todo através do celular, por isso trazer estas estratégias para marketing digital para empresas é tão importante.

Uma das pioneiras e principais ações de Mobile Marketing consiste em criar um contato com seu público através de mensagens comuns de SMS ou mensagens contendo algum conteúdo de multimídia em MMS. Estas mensagens podem apresentar seu produto ou serviço e convites de assinaturas para usuários interessados, assim criando um vínculo vantajoso para ambos os lados.

Após a assinatura do usuário, a empresa pode dar início a campanhas mais profundas, como divulgar ações promocionais, anúncios de novidades, testes gratuitos de novos serviços ou até mesmo brindes de bônus.

Estas mensagens também podem ser enviadas através de outras aplicações mensageiras, como o WhatsApp e Telegram, por exemplo, ou por leitores de QR Code.

Outra ideia muito interessante e eficiente é criar um aplicativo de Mobile Commerce, no qual os usuários possam comprar seus produtos ou contratar serviços diretamente de seus smartphones, oferecendo descontos, variadas formas de pagamento e apresentar produtos relacionados àqueles já anunciados anteriormente nas mensagens.

vetor segurando celular com marketing mobile

 

Por que Utilizar Estas Estratégias em Marketing Digital Para Empresas?

A principal vantagem é sem dúvida o fato de poder atingir seu público alvo a qualquer momento ou de qualquer lugar, criando uma relação muito mais próxima com seus clientes e acelerando seu fluxo de negócios. Dado à enorme adesão da população mundial ao smartphone e a grande queda do uso de computadores, é cada vez mais necessário oferecer soluções inovadoras e versáteis para sobreviver no mercado.

Outro ponto muito importante está na interatividade, que é essencial e deve sempre ser levado em conta no momento de desenvolver estratégias de Marketing Digital para empresas. Ações que permitem que os usuários interajam, despertam muito mais o interesse, além de permitir saber com maior facilidade como suas ações estão sendo recebidas. Dar espaço para o público se expressar é fundamental.

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