De acordo com a pesquisa Social Media Trends, 63% das empresas usam mídia paga em redes como Facebook e Instagram. Seu papel estratégico faz com que as métricas de redes sociais sejam, cada vez mais, indicadores de gestão.

Além disso, a tendência é que o uso desta ferramenta cresça. O motivo? A queda constante do alcance orgânico (não pago) de publicações em todas as redes sociais. Ou seja: só quem investe sobressai!

Com isso, aumenta a necessidade de mensurar o retorno trazido por sua estratégia. Se você é novo neste meio e não sabe por onde começar, continue lendo!

Neste artigo, você confere 5 métricas de redes sociais para não deixar de acompanhar:

 

Por que acompanhar métricas de redes sociais constantemente?

Investir sem critério algum é jogar dinheiro fora. É por isso que acompanhar as métricas de redes sociais é tão importante: os números mostram se a sua estratégia digital está no caminho certo.

Quais métricas de redes sociais acompanhar?

A possibilidade de mensurar praticamente tudo é uma das grandes vantagens do marketing digital. Porém, antes de tudo, é preciso saber quais métricas de redes sociais acompanhar.

Confira alguns índices interessantes para praticamente todas as empresas:

     1 – ROI

O retorno sobre o investimento (ROI) não é uma métrica nova: ela é usada há décadas no meio da comunicação e do marketing.

O ROI nada mais é do que a razão entre o retorno trazido por uma campanha e os gastos feitos com ela. Atualmente, o diferencial é que, com as mídias sociais, as cifras obtidas para o cálculo são muito mais confiáveis.

     2 – Custo por resultado

O custo por resultado é uma das métricas de redes sociais mais básicas que há, tanto que você nem precisa calculá-lo: a plataforma de gestão de anúncios faz isto por você. Geralmente, há duas unidades de medida: o Custo por Clique (CPC) e o Custo por Impressão (CPI). Você opta por uma ou outra ao configurar a campanha.

      3 – Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica inerente a qualquer negócio. É a razão entre quantas pessoas realizaram a ação promovida e todas que foram atingidas por ela.

A grande vantagem é que, atualmente, você não fica limitado às conversões digitais: certas ferramentas, como o Facebook Ads, também permitem que você acompanhe visitas a um local físico.

      4 – Pontuação de relevância

O Facebook Ads, a plataforma de anúncios mais usada por empresas, tem uma métrica particular: a pontuação de relevância. É um cálculo que reflete a relevância do seu anúncio para o público em questão.

Quando ela é alta, a tendência é que as conversões sejam melhores e o seu custo, mais baixo. Portanto, não abra mão dos testes! Eles são fundamentais para a otimização.

     5 – Prova social

Likes, comentários e compartilhamentos. Estas métricas de redes sociais refletem a aceitação dos seus anúncios perante o público.

Por mais que a prova social seja um bom termômetro para a sua estratégia, você não pode deixar as demais métricas de lado. E, acredite: muita gente se deixa levar pelas métricas da vaidade!

Para não cair neste erro, conte com especialistas. Aqui na Unius temos um time capacitado para elaborar conteúdo e monitorar suas redes, com foco total na maximização do seu investimento.

Venha tomar um café com a gente e saiba mais!

Contatos:

contato@agenciaunius.com.br
+55 11 2219-1718 | 2339-8008