Atualmente, as hashtags são muito usadas, pois as pessoas as usam para compartilhar pensamentos e sentimentos. Por meio das hashtags, os internautas também pesquisam sobre assuntos que lhe interessam, por isso é muito importante usar as hashtags para seu negócio, já que a partir dela você terá maior visibilidade e alcance.

O Twitter foi a rede social que criou e popularizou as hashtags, mas o que são as hashtags? Para que elas servem? Como podem ser empregadas? Como usar hashtags para seu negócio? Neste conteúdo iremos esclarecer essas dúvidas!

Hashtag é uma palavra-chave antecedida pela cerquilha (#) que as pessoas geralmente utilizam para identificar o tema do conteúdo que estão compartilhando nas redes sociais. Cada hashtag criada é transformada em um hiperlink que irá direcionar a pesquisa para todos os conteúdos em que ela consta, então todos os conteúdos que as pessoas marcarem com a mesma hashtag serão agrupados, facilitando a pesquisa posterior sobre o tópico desejado.

Agora que você já sabe o intuito da hashtag, vamos ajudá-lo a implementar em suas comunicações!

Dicas básicas para criar hashtags para seu negócio:

  1. Crie uma hashtag fixa para sua empresa, ela pode ser o nome da empresa ou o slogan, essa deverá ser usada em quase todos ou em todos os seus conteúdos das redes sociais. Exemplo correto: #Unius #Agênciamktdigital
  2. Não coloque todo o conteúdo em uma única hashtag: pois isso irá restringir muito a pesquisa, diminuindo o volume de conteúdo encontrado. Exemplo incorreto: #UniusAgênciaDeMktDigitalParaOSeuNegócio
  3. Também não use uma hashtag para cada palavra: você irá adicionar o seu conteúdo em diversos grupos de pesquisa, não necessariamente no que você planejava inicialmente. Exemplo incorreto: #Unius #Agência #Marketing #Digital #Para #Seu #Negócio
  4. Use uma hashtag que esteja de acordo com o tema do post: usar alguma hashtag só porque ela está sendo altamente pesquisada, mas sem falar sobre o assunto da hashtag vai ser pouco eficaz para a disseminação do conteúdo.
  5. Confira a ortografia: um erro simples de ortografia (ou até mesmo de digitação) pode fazer com que a hashtag seja um fracasso

Qual é a utilidade das hashtags para seu negócio?

A hashtag permite que o seu negócio interaja e se aproxime do seu público, criando uma relação que vai muito além do simples comercial. Assim, se a sua publicação é aberta para todos público, o uso de hashtags apropriadas pode fazer com que o seu conteúdo seja encontrado por diversas pessoas, além daquelas que já são seguidoras da sua página.

Como falamos nas dicas, é importante criar uma hashtag própria para a sua marca ou evento como estratégia de marketing. Quando uma marca cria uma hashtag e as pessoas começam a se apropriar dela, elas estarão interagindo diretamente com a marca e com a empresa, aumentando a chance de se tornarem clientes posteriormente.

As hashtags servirão para evidenciar algum tema ou para dar maior visibilidade a palavras que são úteis ao público que deseja encontrar post referentes ao seu negócio.

O principal erro é usar e abusar da hashtag. Utilize-as para o seu negócio, mas com moderação. Até porque não há nada mais cansativo do que ler uma frase recheadas desse recurso.

Já leu uma hashtag gigante? Pois é, elas são usadas, mas são inúteis ao seu negócio. Elas não ajudam, pois dificilmente a pessoa estará buscando um tópico tão grande, a nossa recomendação é apostar em termos mais objetivos. Querendo segmentar seus posts e público? Use as hashtags!

A UNIUS conta com especialistas prontos para darem um up nas redes sociais da sua empresa e para interagir com seus clientes de forma instantânea e direta. Venha tomar um café e durante a nossa conversa nós te mostraremos como é possível aumentar o engajamento da sua empresa!