Growth Hacking é um modelo de estratégia de marketing digital, criado por Sean Ellis, através das palestras e percepções de outras empresas que promoviam o crescimento rápido. No Brasil não existe definição exata da palavra por se tratar de uma expressão.

De forma simples, “Growth” significa crescimento e “Hacking” – explorar brechas e espaços. A junção dos dois é possível decifrar a estratégia de encontrar meios que impulsione o crescimento do seu negócio. Sean define essa tática como “marketing orientado a experimentos”.

A palavra “hacking” pode remeter aos “hackers”, aqueles que invadem e criam vírus para obter informações sigilosas, mas na verdade os “hackings” procuram formas de tornar as organizações mais inteligentes, usando criatividade, apresentando soluções funcionais e trabalhando com Big Data.

A importância do growth hacking

O objetivo é atrair, através de atalhos, mais usuários à marca, impulsionando conversões, nutrições de leads e produção de conteúdo. Isso representa combustível extra às frentes digitais do marketing.

Não existe um cargo com esse nome, mas é preciso entender de métricas para analisar as melhores estratégicas em cima das estatísticas permitindo que sua marca cresça em escalas, de forma linear.

Mas o que um growth hacking faz?

Quando pensamos em planejamento de marketing é difícil filtrar um único objetivo. O growth hacking simplifica essa tarefa e tem a missão de estipular quais dos objetivos tem o maior impacto positivo sobre a empresa, ou seja, a meta precisará ser executada por todos para ter um retorno mensurável em um intervalo de tempo que resulte em crescimento.

Dependendo da empresa e do objetivo traçado pela equipe será definido qual rede trará mais sucesso levando em conta o seu negócio. Cada plataforma, como Facebook, Instagram, blog, Twitter, trará um resultado e análise diferente.

O trabalho feito pelo growth hacking também é baseado em testes. Não é garantia que o planejamento após ser definido e filtrado vá dá certo. Um dos princípios dessa estratégia é o longo caminho de testes e ver o que resulta de forma mais positiva pra cada ação/campanha.

Veja algumas opções que podem filtrar seus objetivos:

  • Crescimento de visitas;
  • Aumento na lista de leads;
  • Mais oportunidades de vendas;
  • Aumentar a visibilidade da marca.