Antes de saber como mensurar resultados de KPI, você precisa saber quais KPIs medir!

Só que tampouco adianta sair acompanhando indicadores aleatórios e esperar um crescimento mágico. Antes de tudo, é preciso saber como mensurar resultados de KPI – os Key Performance Indicators, ou indicadores chave de performance, em tradução livre.

Por mais que a criatividade ainda seja fundamental para o marketing e a comunicação, esta área está cada vez mais dominada por números. O motivo? Eles permitem que você identifique de modo objetivo, o que efetivamente funciona para a sua empresa.

Neste post, você aprende a fazer este importantíssimo acompanhamento – e como aproveitar melhor os números – em 4 passos. Confira:

  • Defina os KPIs essenciais à sua estratégia

 As possibilidades são tantas que é preciso tomar cuidado para não monitorar um número que, no fim das contas, não vai te trazer insights valiosos.

Você trabalha com mídias sociais? É preciso acompanhar as taxas de conversão dos anúncios. Sua empresa tem um blog? Então a quantidade de visitantes únicos é uma cifra fundamental e assim em diante.

Ao mesmo tempo, é preciso acompanhar as métricas globais do negócio, de modo a verificar se o marketing digital realmente está funcionando.

Por exemplo: empresas muito jovens geralmente têm o objetivo de conquistar uma sólida carteira de clientes. Assim, o custo de aquisição do cliente (CAC) e o lifetime value (o valor que a conta trará a empresa) são importantes.

Agora, depois de alguns anos de trajetória, o foco também passa a ser a retenção. Assim, a taxa de churn assume um papel fundamental.

Em grosso modo, tudo o que você tem que fazer é pensar nos objetivos do seu negócio e a partir deles, encontrar estatísticas que avaliem seu desempenho.

  • Faça testes A/B

Quando se trata de marketing, detalhes fazem a diferença. Por exemplo: seus seguidores podem se tornar muito mais propensos a converter se você criar um post em uma rede social com uma foto ao invés de uma arte! Ou, ainda, um botão verde pode converter muito mais que um vermelho.

Só que você não precisa de bola de cristal para tirar estas conclusões! Se você souber como mensurar resultados de KPI em testes A/B a decisão será sempre certeira.

É simples: crie duas versões de tudo e coloque-as no ar durante o mesmo período. A que der mais resultados – ou seja, que tiver os melhores números – será a vencedora!

  • Documente quais estratégias trazem mais resultados

Por mais que o seu foco seja fazer as coisas acontecerem, é preciso documentar todas as ações! Use planilhas e arquivos de texto para registrar todas as ações tomadas e os KPIs de cada uma delas. É importante ter estes números sempre na ponta da língua!

  • Emita relatórios completos periodicamente e use-os para insights!

Periodicamente, cruze os dados que você gerou para montar relatórios mais completos. Deste modo, você terá um terreno fértil para excelentes insights – e grandes negócios.

Dica: sempre reveja os KPIs mensurados. Conforme o seu negócio cresce, pode ser que o acompanhamento de alguns números se torne irrelevante, enquanto outros ganharão importância.

Em busca de soluções para o crescimento do seu negócio? A Unius tem um time de especialistas prontos para te ajudar a elaborar excelentes planejamentos estratégicos e te auxiliar a mensurar todos os KPIs relevantes para o seu negócio. Fale com a gente para saber mais!

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