O desenvolvimento de um aplicativo é algo bastante complexo e passa por inúmeras etapas. Desde pesquisas, planejamento, navegabilidade, layout, testes, muitos testes. Tudo visando que o problema do usuário seja resolvido de forma intuitiva e com a maior rapidez e qualidade possível. O ponto mais importante que define o sucesso de um app é sem dúvida a satisfação do usuário, é pensando nisso que existem os aplicativos UX.

UX – User Experience:

O termo UX é uma sigla que vem do Inglês “User Experience”, em português significa “Experiência do usuário”. Esta experiência ocorre do momento em que o usuário abre o aplicativo até quando ele encerra suas atividades, sendo registrada cada reação, busca e movimento realizado durante o uso.

A partir daí, será possível identificar falhas, dificuldades de uso ou de funcionamento, quais os recursos mais agradaram o público, quais desagradaram, o perfil dos usuários entre tantas outras características que talvez demandem melhoras e alterações no projeto de seu app.

O conceito UX é um grande aliado para o desenvolvimento de aplicativos, pois ele permite um contato direto com a visão do usuário. Muitos aplicativos UX passam por inúmeros testes de público antes mesmo do lançamento, fazendo com que o app chegue ao mercado muito mais otimizado.

Por que desenvolver aplicativos UX?

Assim como em qualquer segmento de mercado, os aplicativos também possuem muita concorrência. De uma simples calculadora ou bloco de notas a serviços de transporte, GPS ou até mesmo delivery de bebidas e alimentos, você encontra inúmeras opções nas lojas de aplicativos. Diante deste mar de alternativas, ganha quem proporcionar a melhor experiência ao usuário.

Em pesquisa recentemente realizada pelo Google constatou-se que 1 a cada 5 aplicativos instalados no Reino Unido ficam esquecidos nos smartphones. Este fenômeno é chamado de app-nésia e ocorre principalmente com aplicativos voltados para compras, viagens, restaurantes e delivery.

Isto também ocorre aqui em nosso país, em nosso artigo Confira 6 Dicas para Investir em um Aplicativo, contamos como o Brasil está criando um cemitério de aplicativos, fazendo com que seja necessário o desenvolvimento de uma estratégia que torne a experiência do usuário mais agradável e convidativa e consequentemente com que o aplicativo possa ser utilizado mais vezes.

Dicas para melhorar a experiência do usuário:

Existem muitas maneiras de tornar o uso de um determinado aplicativo mais agradável, estão entre elas:

Design “Clean”: No momento do desenvolvimento do layout é importante pensar na facilidade de navegação, por isso é necessário deixar a tela livre de sobrecarga de informações visuais.

Torne a experiência “adaptável”: Use o histórico do usuário em seu aplicativo a seu favor. Note as preferências dele e ofereça novas opções de acordo. Este recurso é ideal para aplicativos de restaurantes, músicas, vídeos e outros que possuem maior interatividade.

Seja prático: Aplicativos UX oferecem melhor experiência de uso se forem simples e práticos. Se um aplicativo tiver funções muito complexas que demandam um verdadeiro manual de instruções, o usuário se cansa mais facilmente.

Contexto de Uso: Ofereça várias maneiras de utilizar seu aplicativo, para que o usuário possa usufruí-lo de qualquer local ou ocasião.

Crie uma barra de busca: De acordo com a mesma pesquisa realizada pelo Google, Aplicativos UX que possuem barras de busca tem maior taxa de conversão do que aqueles que não a possuem.

Fique atento aos comentários: Visite a página de comentários de seus concorrentes e observe quais são os pontos negativos e positivos apontados pelo público. A partir deles, crie estratégias que evitem os mesmos erros e superem as qualidades.

Crie uma proximidade com o usuário: Sempre ouça a opinião de seus usuários, retorne seus contatos e crie uma relação de confiança com ele.

Procurando uma agência para te auxiliar no desenvolvimento de seu aplicativo?  A UNIUS pode te ajudar! Venha tomar um café com a gente e conheça nossos serviços.