Se você quer criar um aplicativo de sucesso, precisa planejar cada etapa e garantir que a qualidade do produto seja inquestionável. Parte disso passa por escolher entre o desenvolvimento de aplicativos híbridos e nativos.

Recentemente, as vendas de celulares geraram cerca de US$ 115 bilhões em todo o mundo. Consequentemente, cada vez mais indústrias investem em soluções neste segmento.

Paralelamente a isto, os usuários também estão cada vez mais exigentes com os apps instalados em seus smartphones: se o tempo de carregamento ultrapassar 4 segundos, a taxa de conversão não chega a 1%!21

Portanto, se você quer criar um aplicativo de sucesso, precisa planejar cada etapa e garantir que a qualidade do produto seja inquestionável e escolher entre o desenvolvimento de aplicativos híbridos e nativos fará toda diferença dependendo do seu objetivo.

Eles funcionam de jeitos diferentes, têm custos distintos e demandam diferentes esforços de programação. Veja mais neste artigo:

Qual é a diferença entre aplicativos híbridos e nativos?

Desenvolvidos com a ajuda de um framework ou wrapper, os aplicativos híbridos – como seu próprio nome diz – funcionam em diversos dispositivos e consequentemente podem ser baixados em diversas lojas de aplicativos sem adaptações no código.

Por mais que cada dispositivo seja diferente, as adaptações necessárias podem ser feitas de modo automático dentro dos próprios frameworks. Assim, economiza-se um tempo precioso.

Isso significa que, com a ajuda de uma equipe pequena e com conhecimentos básicos, é perfeitamente possível desenvolver o app.

Já os aplicativos nativos são o oposto: por mais que funcionem de modo similar, eles sofrem alterações em seus códigos para funcionarem especificamente para determinados dispositivos. Consequentemente, os programadores responsáveis têm que ter conhecimentos aprofundados da plataforma na qual o app vai rodar como Android e iOS.

Ambos passam pelo crivo das lojas de apps – que podem levar bastante tempo na análise e, ainda por cima, pedir alterações, porém, os apps nativos tendem a serem aprovados com mais facilidade por serem desenvolvidos de acordo com a própria plataforma.

Quando é melhor desenvolver um aplicativo híbrido?

Um aplicativo híbrido exige um período de desenvolvimento menor, já que não é preciso fazer adaptações para disponibilizá-lo em diferentes plataformas.

Consequentemente, o custo do projeto pode ser menor também. Assim, caso você esteja com um orçamento muito restrito, os aplicativos híbridos podem ser a melhor opção.

Do mesmo modo, como o próprio framework faz as adaptações necessárias, há uma razoável economia de tempo, o que é importantíssimo se você tem pressa.

Apps híbridos também devem ser analisados pelas lojas e neste caso podem levar um pouco mais de tempo para ser aprovado. Então se lembre de ter um espaço maior em seu cronograma, pois podem ser solicitadas alterações.

Quando é melhor desenvolver um aplicativo nativo?

Aplicativos nativos devem que ser desenvolvidos especificamente para cada plataforma na qual serão disponibilizados, por exemplo, iOS, Android ou Windows.

Por conta disso, você precisará de um time de programadores especializados em cada uma delas para desenvolver sua solução – o que fatalmente deixará seu orçamento um pouco mais elevado.

Porém, existem casos em que escolher o aplicativo nativo não é uma opção e sim uma necessidade, como por exemplo, se alguma função de sua aplicação funcionar através de sensores ao trabalhar com determinados hardwares específicos de cada aparelho, por exemplo, o GPS ou a câmera.

Outra questão é se o seu aplicativo exigir performance e velocidade, se tiver que carregar uma grande quantidade de dados, não é possível trabalhar com o híbrido.

Do mesmo modo você precisará de mais tempo antes de lançá-lo, mesmo a aprovação do app nativo possivelmente ser um pouco mais rápido, lembre-se que as lojas não apenas não aprovam os apps de imediato, como, também, podem pedir alterações. Portanto, um cronograma com folgas é fundamental!

 Aplicativos híbridos e nativos pedem uma excelente estratégia de marketing para decolarem!

Aplicativos híbridos e nativos têm algo em comum: ambos demandam um plano de marketing e comunicação muito bem elaborado para decolarem. Afinal, este mercado é extremamente competitivo e tende a ficar ainda mais. Sem uma estratégia de divulgação, você é apenas uma agulha no palheiro!

Não dependa da sorte: conte com a Unius! Além de desenvolver um plano completo de marketing e comunicação para seu app, temos um time de especialistas preparados para te ajudar com o desenvolvimento, seja ele híbrido ou nativo.

Fale com a gente clicando aqui para saber mais!

contato@agenciaunius.com.br

+55 11 2219-1718 | 2339-8008