Crie um bom planejamento estratégico de marketing e alavanque seu negócio!

Você está buscando expandir o seu negócio no mercado e precisa criar um planejamento estratégico de marketing, mas não sabe por onde começar? Separamos 6 dicas exclusivas para te ajudar!

Primeiro, vamos entender para o que serve um planejamento estratégico de marketing:

O planejamento estratégico de marketing é a programação dos próximos resultados de marketing, que tem por objetivo expandir o seu negócio no mercado e por resultado promover o crescimento da empresa. Nesse planejamento é importante não se esquecer de pontuar aonde a empresa quer ir e o que ela quer atingir, ou seja, quais são as metas e quais as ações são necessárias para atingir essas metas.
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Agora que você já sabe para o que serve um planejamento estratégico de marketing, vamos as etapas para seguir um bom planejamento:

  1. Análise do mercado

Nesta etapa, os fatores externos como economia, cultura, política, tecnologia e fatores internos devem ser analisados. Além disso, é importante fazer uma análise SWOT identificando os pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades do produto ou serviço em relação ao mercado.

  1. Avalie a concorrência

Além do mercado, é preciso fazer uma análise da concorrência. Faça as seguintes perguntas:

  • Quem são os principais concorrentes?
  • Quais são as estratégias que estão usando?
  • As estratégias estão funcionando?

Recicle algumas ideias a partir dessas perguntas e adapte para a realidade do seu negócio. Só tome cuidado para não copiar as ideias dos concorrentes.

  1. Definição do Público-alvo e Persona

Com o objetivo de fazer ações focadas e que sejam assertivas, é essencial a identificação e definição do público-alvo e da persona. Para definir o público-alvo, determine qual o perfil do seu cliente, não se esquecendo dos comportamentos de consumo: como, onde, por que e quando o seu consumidor compra o seu produto ou contrata o seu serviço.

Para definir a persona conheça a fundo as suas necessidades e objeções. A persona é o seu cliente ideal, reúne todas as características detalhadas de um cliente e mostra os diferentes tipos destes dentro de um público-alvo.

O público-alvo e a persona são pontos chave do planejamento estratégico de marketing, todas as ações serão desenhadas a partir dessas definições.

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  1. Crie metas e objetivos

Primeiro defina qual é objetivo do planejamento, após isto, faça um plano de ações necessárias para conseguir atingir a meta. Por exemplo, se o objetivo é aumentar as vendas em 10%, quais são as metas de cada vendedor? Ou, quanto, em reais, é necessário para que essa meta seja atingida? Elabore um plano com metas e objetivos bem definidos.

  1. Faça o planejamento financeiro

Essa é a hora de decidir aonde investir o budget e o que deseja ganhar investindo o dinheiro. Não se esqueça de verificar o capital disponível para a realização das atividades do planejamento. Cada centavo é válido nessa hora, por isso, crie o hábito de acompanhar diariamente se o budget está sendo usado de forma correta.

Por meio planejamento financeiro é possível analisar o ROI (Retorno sobre Investimento). O ROI é calculado dessa forma:

ROI = (Receita – custo / custo) x 100

Sendo receita todos os valores arrecadados por vendas e custo todas as despesas necessárias para que a venda ocorra.

  1. Liste ações e cronograma

Depois de definir metas, objetivos e o financeiro é hora de demandar as atividades. Crie um documento com todas as ações necessárias, defina os responsáveis e o prazo para a realização das atividades. Esse ponto é importante, pois é nesse documento que será possível acompanhar cada ação, os resultados e os recursos necessários. Somente quando você tem registrado é possível avaliar.

Como você pode ver, não é nada muito simples criar um planejamento estratégico de marketing, mas se bem feito gera bons resultados. Essas definições são o caminho para uma visão geral do marketing e são essenciais para o crescimento da empresa.

 

Artigo escrito por:

Leydjane Lais Social Media

Jeniffer Tamirys

Analista de Marketing Digital da Agência Unius

 

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